Abaixo-assinado anónimo chega a Belém
O movimento nacionalista Ergue-te pela tua Terra anunciou ontem que vai promover um abaixo-assinado de protesto contra Jorge Sampaio. Na origem da iniciativa está a decisão do Presidente da República de condecorar a banda irlandesa U2 com a Ordem da Liberdade. Os ET não contestam a homenagem em si – “o conjunto é um bom conjunto, apesar de cantar em inglês” -, mas afirmam que peca por defeito.
“Se Sampaio queria condecorar alguém, tem muita gente aqui na terra que merecia. Não precisava de ir procurar lá fora. Derivado de serem estrangeiros, são logo reis e senhores. Já vi isto antes. No Festival da Canção, é igual. Os portugueses nunca ganharam porque tinham a mania de ir para lá dar pontos aos outros e nunca pontuavam as próprias músicas. Com os U2, foi igual. Mas, por menos, que outros conjuntos portugueses também recebessem a medalha. E há-dem receber, nem que seja a de bronze”, explica o primeiro subscritor do abaixo assinado, que preferiu manter o anonimato.
Ao que o Termo apurou junto de fonte próxima do movimento, há já uma proposta de nomes portugueses que será enviada ao PR. À cabeça está Graciano Saga, o letrista/intérprete de “Vem devagar emigrante” a quem o ET quer ver entregue a Ordem das Estradas Seguras. “Diz que os irlandeses são amigos de ajudar as crianças de África. E isso é bonito. Agora, o que ninguém fala é que há mais emigrantes que derivado à canção do Graciano vieram mais devagar na estrada e não morreram antes de chegar a Vilar Formoso. Diz que, inclusivé, o próprio The Edge só veio certinho até Alvalade por procedimentos do Graciano. Agora, nada nos diz que derivado às músicas dos U2 há crianças a mastigar mais devagar para fazer render a comida e para evitar problemas derivados da fome. Ah pois é...”. Até ao fecho deste post não foi possível apurar se a ideia colhe apoios em Belém.
2 Comments:
Não compreendi bem este post! Foi mesmo verdade? E foi derivado a quê?
Eu ofereço-me para segundo subscritor - anónimo ou nem por isso - do abaixo-assinado. O Sampaio que chore para ajudar a apagar os fogos.
Enviar um comentário
<< Home